Exemplo de Disciplina e Determinação.

"Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.
E ele pediu que lhes dessem; legumes a comer e agua a beber."
Daniel 1:8


Seguidores

Receitas Energizantes

Suco energético com capim santo e guaraná

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de capim santo picado
  • 200 ml de suco de laranja
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de café de guaraná em pó
  • 1 rodela de abacaxi congelada
Modo de preparo: Bater no liquidificador o capim santo com o suco de laranja. Coar e bater novamente com o mel, o guaraná em pó e o abacaxi.
Rendimento: 1 copo de aproximadamente 400ml
Valor calórico: 206 Kcal

Sempre que se sente cansado, você se entope de açúcar e café? Cuidado, estes alimentos podem até animar em um primeiro momento, mas logo depois pioram ainda mais a sensação de estafa. Para não cair nesta armadilha, confira algumas dicas das nutricionistas da Rede Mundo Verde sobre alimentos energizantes:
Cereais integrais: Possuem carboidratos combinados com vitaminas e minerais que dão energia ao corpo. Inclua no cardápio arroz integral, aveia e quinua em flocos e prefira os pães e biscoitos na versão integral.
Banana: A banana possui frutose (açúcar encontrado nas frutas), vitaminas e. É ainda fonte de triptofano, aminoácido que serve de matéria prima para a produção de serotonina, um neurotransmissor relacionado ao bem-estar e disposição. A banana passa ou a fruta amassada com quinua em flocos são ótimas opções de lanche para garantir disposição durante a tarde.
Maçã: Além de fonte de frutose, encontramos o ácido málico que ajuda na produção de energia. Use a maçã in natura, desidratada ou assada salpicada com canela.
Amêndoas: Oleaginosa rica em proteínas e gorduras boas. Fácil de levar e de comer. Garante energia e disposição.
Chá Verde: Opção para o café da manhã. Contém menos cafeína que o café, mas acelera o metabolismo e estimula o cérebro a funcionar mais rápido.
Linhaça ou óleo de peixe: O omega-3, encontrado na linhaça, é um tipo de gordura que constitui o cérebro, por isso é importante no bom funcionamento da mente. Melhora também a circulação, ajudando na chegada de oxigênio no cérebro.
Levedo de cerveja: Fonte de vitaminas do complexo B que participam de diversas reações no organismo, inclusive aquelas responsáveis pelo fornecimento de energia.
Mel de abelha: Fornece energia rápida para as células, já que é prontamente absorvido pela corrente sanguínea ao ser digerido. Mas, por ser calórico, deve ser consumido com moderação e é contra-indicado para diabéticos.
Açaí: O açaí é um poderoso energético, principalmente se servido com mel e granola. Fonte de proteínas, lipídios, fibra, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B1, B2 e C. É fonte ainda de antioxidantes que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como câncer.
Atenção: além de incluir no cardápio estes alimentos, é de extrema importância realizar refeições a cada 03 horas para evitar a queda de glicose no sangue e a falta de energia para o organismo!
Aproveite a saúde e a energia de uma boa alimentação!

Conheça a importância do ômega 3


Para uma dieta equilibrada é preciso comer de tudo, inclusive gorduras, desde que do tipo adequado. Devemos dar preferência às gorduras insaturadas e evitar as saturadas e trans.
ômega 3 é um tipo de gordura que nosso organismo não produz, e por isso precisa ser ingerida através da alimentação. Entretanto, alguns estudos apontam que a dieta moderna é deficiente. Ingerimos em média60% menos de ômega 3 do que deveríamos.
Para cuidar da sua dieta e da sua saúde, conheça alguns dosbenefícios do ômega 3:
Seu uso diminui o risco de doenças cardiovasculares
Atua na redução das taxas de triglicérides e também do colesterol total e o LDL colesterol, bem como o aumento do HDL colesterol. Auxilia na redução da pressão arterial e evita a agregação plaquetária.
Indicado no tratamento da obesidade
Vários estudos mostram que a obesidade está relacionada a inflamações, e o ômega 3 tem bom potencial antiinflamatório. Como é um óleo, também aumenta produção de hormônios relacionados à saciedade no intestino.
Potente antiinflamatório
É usado no tratamento de dermatite e na redução nas inflamações decorrentes da artrite reumatóide.
Usado no tratamento da “síndrome do olho seco”
O uso do ômega 3 na forma de óleo de linhaça ou óleo de peixe é considerado uma alternativa para o tratamento de portadores de diversas formas de deficiência lacrimal.
Aliado da memória do tratamento de depressão e prevenção de Alzheimer
Pesquisas comprovam que a dieta rica em ômega 3 protege contra déficits cognitivos e pode até mesmo melhorar a memória.
O Omega 3 pode auxiliar na regulação de neurotransmissores, melhorando o humor, reduzindo a ansiedade, irritabilidade e melhorando o sono.
Benefícios na gestação e no desenvolvimento infantil
O consumo de omega 3 e a suplementação com esse tipo de gordura pode reduzir a incidência de parto prematuro e melhorar o peso do bebê ao nascer. É considerado nutriente fundamental para o perfeito desenvolvimento cognitivo e visual do bebê antes e após o nascimento.
Para os praticantes de atividade física
Pesquisas sugerem que uma suplementação diária de dieta com ômega 3 e vitamina E pode livrar atletas das lesões musculares causadas por atividades físicas intensas, reduzindo o uso de medicamentos antiinflamatórios.
Agora que você já sabe dos benefícios do ômega 3, aprenda como pode inserí-lo na sua dieta:
  • Incluindo os peixes como sardinha, salmão, atum no cardápio. Coma pelo menos 2 vezes na semana;
  • Usando a semente de linhaça em sucos, saladas de frutas, caldo de feijão ou sopas;
  • Fazendo uso de suplementos (cápsulas) de óleo de linhaça ou óleo de peixe;
  • Fazendo um mix de óleos com azeite extravirgem e óleo de linhaça ou usando o óleo de Sacha Inchi como tempero de saladas, como alternativa a manteiga em pães e tapiocas e também temperando pratos quentes como sopas.
Aproveite os benefícios do ômega 3 e seja saudável!

Faça granola em casa


granola é uma mistura cereais, castanhas, açúcar mascavo e frutas secas. É uma opção super saudável para o café da manhã ou para lanches em geral. Fica deliciosa misturada com frutas, iogurte ou leite de arroz.
Quer aprender a fazer granola em casa? Veja a receita que as nutricionistas da Rede Mundo Verde prepararam:
Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de flocos de milho
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 3 colheres (sopa) de castanhas picadas
  • 3 colheres (sopa) de damasco
  • 2 colheres (sopa) de uvas passas
Modo de preparo: Em um tabuleiro misturar os flocos de milho, a aveia, o açúcar mascavo e o damasco. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficar torrado e crocante. Retirar do forno e acrescentar as uvas passas e as castanhas. Deixar esfriar.
Rendimento: 8 porções
Valor calórico por porção: 112 calorias

Conheça os benefícios do óleo de cártamo


Também conhecido como açafroa ou saflor, o óleo de cártamo pode auxiliar no processo de emagrecimento e combate aos radicais livres. Ele é feito de uma semente rica em ácidos graxos e polifenóis, substâncias que nosso organismo não produz e devemos obter através da alimentação. O óleo de cártamo auxilia na sensação de saciedade e redução do apetite.
Outra vantagem deste suplemento alimentar é o auxílio na quebra e queima de gordura. Ele também possui vitamina E, que atua na eliminação de radicais livres do organismo. Um estudo recente, feito em ratos, demonstrou que o óleo de cártamo “potencializa” a ação da serotonina – hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que contribuem para a saciedade.
Para aproveitar todos os benefícios deste produto, é recomendável o acompanhamento de um médico ou nutricionista. O óleo de cártamo pode ser um bom coadjuvante no emagrecimento, junto com uma reeducação alimentar e a prática regular de atividades físicas.